Prós e Contras de Trabalhar Online como Freelancer

É bom ser Freelancer? Por onde começar?


trabalho freelancer prós contras

Muitas oportunidades de negócios para freelancer online vem surgindo cada vez mais, oferecendo trabalhados a curto, médio e longo prazo, para pessoas que estão interessadas em fazer um extra. E apesar de muitos freelancers terem começado com a ideia de ter apenas uma segunda fonte de renda adicional, atualmente existem muitos profissionais que vivem integralmente desse trabalho.

O trabalho de freelancer é muito amplo e atinge muitas áreas do universo digital, tornando essa área muito convidativa e repleta de oportunidades. Você pode executar algum trabalho de:

  • Jornalismo
  • TCC
  • Design
  • Edição de multimídia
  • Trabalhos de faculdades
  • Programação e TI
  • Marketing 
  • Criação de conteúdo
  • Traduções
  • Mentorias online
  • e muitos outros


Com um pouco de determinação da sua parte você pode se tornar um freelancer fixo, seja fornecendo artigos de redação, animações, aplicativos, suporte administrativo ou qualquer outra coisa no universo digital. Os benefícios dessa profissão são vários, uma excelente oportunidade para você e o seu currículo, assim como a criação de um portfólio profissional e ainda ser pago por isso.


vantagens desvantagens freelancer

Os Prós e Contras do trabalho freelancer


Trabalhar como freelancer é a quebra da famosa detestável relação entre empregado e patrão, mas sejamos bem sinceros, sair da cama e se direcionar para o seu computador ou laptop e começar a trabalhar no conforto de sua casa, pode parecer a liberdade que todo mundo quer, mas trabalhar no conforto de sua casa pode não ser tão fácil quanto parece. Todas essas vantagens que alegram os seus olhos, podem estar escondendo algumas desvantagens.

E se você não ficar atento à essas desvantagens, pedir demissão do seu trabalho, sem ponderar na mesa os prós e contras, poderá acabar entrando em uma fria. Eu não quero te jogar um balde de água fria ou que você desanime de tentar o trabalho digital, quero apenas te mostrar a realidade para que você tenha total ciência do universo que estará entrando.

Assim, com uma visão mais madura e consciente, poderá desfrutar de todas as vantagens desse trabalho, no conforto da sua casa, com responsabilidade e evitando que as desvantagens, tornem essa incrível experiência libertadora em um verdadeiro desastre.


desvantagens trabalhar freelancer

Contras de se trabalhar como freelancer


A partir de agora você irá ver as principais desvantagens de se trabalhar como freelancer. Elas geralmente irão depender do seu nível de desempenho, da responsabilidade diante aos trabalhos e necessidades do mercado.


💢 Renda instável e mercado competitivo

Você não será o único disputando pelas oportunidades de trabalho no mercado, então você terá que competir com outros freelancers que irão ofertar valores mais baixos e outros profissionais mais experientes que irão oferecer um trabalho de maior qualidade. E muitas das vezes não conseguirá pegar contratos importantes, além disso existirá momentos de escassez de ofertas. E a sua renda mensal poderá ser afetada e variar de acordo com esses fatores.


💢 Distrações em casa

Trabalhar no próprio conforto de sua casa, pode ser uma vantagem ou uma desvantagem, isso irá depender do seu nível de disciplina para evitar procrastinar ou ficar adiando o trabalho, passando muito tempo na cama, ou assistindo algum programa, enquanto luta para sair do conforto que ambos promovem.

Além disso, haverá outros fatores como distrações, que poderão afetar o seu desempenho, principalmente quando você mora com outras pessoas, que não entenderão a seriedade do seu trabalho no início.


💢 Pessoas mal intencionadas

Sim, você poderá encontrar muitos contratantes que não respeitam seu trabalho e darão o famoso 'calote'. Com certeza a grande maioria das pessoas são honestas e pagam pelo serviço prestado, mas é bom sempre tentar se precaver ao máximo, pois os mal intencionados existem e não tem consideração alguma pelo profissional.


vantagens trabalhar freelancer

Prós de se trabalhar como freelancer


A partir de agora você irá ver as vantagens de se trabalhar como freelancer, lembrando que isso irá depender exclusivamente do seu desempenho. Considerando que você se torne um freelancer que já tem uma certa experiência e oportunidades de trabalho contínuo.


🏆 Horário de trabalho flexível

Essa sem dúvidas é umas principais vantagens de se trabalhar como freelancer, o fato de você poder escolher qual será o horário em que você irá iniciar o seu trabalho. Existem várias rotinas que você poderá criar para que possa melhorar o seu desempenho nessa empreitada.

Você pode trabalhar algumas horas seguidas, durante um determinado período do dia, ou então poderá dividir essas horas durante o dia todo, revezando o trabalho com outras atividades que você quer exercer no seu tempo livre.


🏆 Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O fato de você poder ter um horário de trabalho flexível já irá impactar positivamente na sua vida, isso irá te promover um certo equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional. Com o trabalho de freelancer, você pode escolher seus horários e até mesmo viajar para a praia com a família, levar seu laptop e trabalhar algumas horas por dia, sem comprometer o seu orçamento.

Comparado à um trabalho normal de carteira registrada, onde você tem que bater ponto, trabalhar em horários inflexíveis e ser obrigado a cumprir aquela carga horária definida, você precisará recusar muitos eventos, na qual você gostaria de ir, mas que seriam no mesmo horário, como festas, encontros com a família e viagens. Apenas esse fator gera um desequilíbrio entre a sua vida pessoal e trabalho, gerando insatisfação e um senso de que você não tem liberdade.


🏆 Controle sobre a carga de trabalho

Você terá o total controle sobre quais contratos de trabalho pegar ou não, você não precisa se matar de trabalhar para ter resultados expressivos, você trabalha de acordo com o que consegue e não terá ninguém (além do prazo que você estabeleceu) te cobrando para bater metas ou te sobrecarregando e será seu próprio chefe.



trabalho

Como iniciar o trabalho de freelancer


Existem inúmeras plataformas online que promovem o encontro entre o freelancer e o cliente que está precisando de um serviço em específico. Essas plataformas são seguras e confiáveis, através dela você pode competir por alguns contratos, enviando algumas mensagens e portfólios para os clientes e disputar com outros freelancers esses contratos.

Existem inúmeros trabalhos a serem feitos, inúmeros contratos e você pode se profissionalizar em diversas áreas. Quer entender melhor como funcionam essas plataformas e quais as mais confiáveis para começar a trabalhar como freelancer?

Abaixo estão os links para as duas melhores:


👉 Workana

👉 Fiverr











danilo soares trabalhador digital