Como Funciona o Fiverr Para Trabalhar e Contratar

Plataforma internacional Fiverr tem milhares de freelancers



fiverr funciona freelancer

Você tem a necessidade de contar com os serviços de um profissional de forma temporária? Talvez você queira ter acesso a pessoas que escrevam artigos para site, editem vídeos, criem páginas, façam sites completos, editam códigos, ensinem idiomas, criem logotipos... ou qualquer outra coisa que seja possível executar pela internet. Sendo este o caso, você está no lugar certo.

Antes de continuar é importante esclarecer que o Fiverr é uma plataforma internacional, e a grande maioria dos freelancers lá se comunicam em inglês. É possível sim encontrar alguns brasileiros lá que falarão com você em nosso idioma, mas são poucos. Além disso os pagamentos são em dólar, então é necessário possuir um cartão internacional e ficar de olho na cotação dessa moeda.

A Workana é a plataforma mais indicada se você quer trabalhar com Reais e ter acesso a um grande leque de profissionais do Brasil. Dado o aviso, vamos agora falar de como o fiverr funciona e como é o processo para quem quer contratar um freelancer, e também explicaremos como é para trabalhar na plataforma.



Funcionamento resumido do Fiverr 



Trata-se de uma ferramenta online que ajuda os profissionais a venderem e contratarem serviços de forma muito prática. Fundada em 2009 por Shai Wininger e Micha Kaufman, atualmente é uma empresa global com milhares de acessos diariamente. É possível encontrar no Fiverr serviços e possibilidades para parcerias diversas, conversando em tempo real com o profissional ou contratante.

O nome Fiverr remete ao modo como funciona a plataforma, uma vez que é possível vender ou comprar um serviço à partir de 5 dólares americanos. Dessa forma, você faz uma oferta à partir de 5 dólares, encontra alguém interessado no serviço e fecha o negócio.

Então, resumidamente, esta é uma plataforma online na qual é possível vender e comprar serviços digitais, podendo fechar um negócio de forma simples e direta. O contratante pode aceitar um serviço, clicar em comprar e fazer o pagamento. Após esse processo é necessário que o cliente mande as informações para o freelancer executar o trabalho, e por último, aguardar a entrega do serviço.

As informações são muito claras e o valor dos serviços ficam disponíveis e podem ser encontrados facilmente. Assim como as informações para que o trabalho possa ser realizado. No Fiverr há inúmeros serviços disponíveis, e a demanda é bastante alta por profissionais qualificados. Apesar dos serviços começarem em 5 dólares, eles podem ter um valor muito mais alto, podendo alcançar 500 dólares.



Cadastro no Fiverr? 



A inscrição no Fiverr é completamente gratuita, e ao contrário de outras plataformas do gênero, não existem planos e não há créditos para comprar ou vender na plataforma. Na página do freelancer deve constar suas habilidades e quais tipos de serviços ele realiza. Os contratantes podem utilizar o sistema de pesquisa para encontrar o freelancer ideal para a realização do trabalho.

O sistema de busca de serviços e freelancers é bastante intuitivo, e nele, por exemplo, é possível procurar pela categoria desejada e pela modalidade de serviço. Os serviços são chamados de GIGS, e ao contrário das outras plataformas de freelancers em que são os profissionais que se candidatam aos anúncios de projetos, no Fiverr é o freelancer que vende seu serviço.

Desta forma, o freelancer disponibiliza em sua página quais serviços realiza e está disposto a vender. E o cliente interessado, através de navegação pelo site, encontra o freelancer e entra em contato pelo chat da plataforma para acertar os detalhes do projeto. É muito importante então que, no caso do freelancer, ele coloque uma boa descrição do que faz e também busque alcançar avaliações positivas, pois estas avaliações aparecem em seu perfil.



Fiverr para Trabalhar



A plataforma coloca o freelancer em contato direto com o contratante, e em muitos casos você conseguirá conversar imediatamente, pois aparece um sinal de ONLINE (verde) quando a pessoa está ativa no site naquele instante. O freelancer determina um preço fixo pelo serviço e o preço determinado não fica negociável. Sendo assim, não há leilões ou negociações no site.

Por ser uma ferramenta utilizada no mundo todo a concorrência pode ser complicada. Existem profissionais em países que o preço pelo serviço é muito mais baixo e desvalorizado. Mas é importante que você, freelancer, identifique sua necessidade e coloque o preço que considera justo para a realização do serviço.

Um freelancer pode conseguir gerar uma renda considerável, aumentando o portfólio e divulgando seus serviços. Mas o início tende a ser bem difícil pois você não terá boas qualificações e comentários positivos para atestar a qualidade do seu trabalho, então a dica é ser paciente e buscar um crescimentos gradativo, sempre buscando a satisfação e fidelização dos clientes.

Para ajudar, o Fiverr disponibiliza um link de perfil único que pode ser utilizado pelo freelancer fora da plataforma. Então, seu perfil pode ser uma vitrine de divulgação dos seus serviços. Reforçando que para conseguir construir um perfil de sucesso, é importante atentar-se para as avaliações e notas. Procure ser bastante profissional, gentil e cumprir o serviço com qualidade e compromisso de entrega.

Ao ser um freelancer de qualidade você consegue conquistar avaliações ótimas. Estas avaliações vão contribuir para que clientes cheguem até seu perfil de forma orgânica. No site geralmente quem consegue mais serviços são os freelancers mais bem avaliados. O contratante no sistema de busca pode procurar apenas pelos freelancers com pontuações melhores.



Fiverr para contratar



O Fiverr é uma boa opção de site para realizar contratações de serviços digitais. Nele é possível encontrar diversidade de freelancers e preços muito atrativos. Para você que quer contratar um profissional na plafaforma, é importante atentar-se aos detalhes. Primeiro você precisa alinhar sua expectativa com o preço disponível, pois muitas vezes o serviço com o valor mais baixo apresenta qualidade menor.

Tente definir qual é a sua prioridade. Se a prioridade for a qualidade do serviço, procure pagar um valor maior. Caso a prioridade seja o custo, esteja preparado para uma entrega menos eficiente. Alguns freelancers disponibilizam pacotes de serviços com valores mais altos e outros com valores menores. Provavelmente os pacotes com valores maiores proporcionam uma garantia maior de serviço entregue com excelência.

Avalie com atenção o perfil do freelancer. Além das classificações, leia atentamente os comentários e se possível certifique-se que não são comentários comprados. Muitas vezes podemos confirmar se os comentários são válidos, entrando no perfil da pessoa que fez o comentário.

Uma vantagem importante de utilizar ferramentas como o Fiverr é que é possível pedir reembolso caso o trabalho não seja entregue da forma como foi combinado. Após encontrar o perfil do freelancer adequado para o seu projeto, você pode contratar o serviço e especificar as exigências para o trabalho. Tente descrever o serviço da forma mais detalhada possível, evitando assim mal entendidos.

Os detalhes do seu projeto funcionam como a garantia de entrega dentro das exigências do serviço. Uma vez que você especificou o projeto, caso não seja entregue da forma combinada, fica mais fácil pedir o reembolso, pois você tem provas de que as instruções para o serviço não foram cumpridas.



Como funciona o pagamento no Fiverr?



É uma plataforma gratuita para cadastros, consultas e criações de perfis profissionais, mas é cobrada uma taxa tanto para o contratante quanto para o freelancer na hora do acerto do pedido. O contratante paga 1 dólar de taxa em serviços com preço até 20 dólares. Em serviços com o valor acima dos 20 dólares, o cliente paga 5% do valor total do serviço.

Para o freelancer há uma redução de 20% no preço total do serviço. Este valor de 20% é a taxa cobrada por cada serviço iniciado pelo freelancer. Segundo a empresa, são os valores cobrados nas taxas que permitem suportar os custos referentes ao processamento dos pagamentos. Eles usam o dólar para as transações, então é importante considerar o IOF e a cotação desta moeda nas transações.

Se achou interessante trabalhar ou mesmo contratar vá em frente, pois no geral se trata de uma empresa séria. Então, agora que você sabe como funciona o fiverr, comece a utilizar esta plataforma para interagir com freelancers ou mesmo ganhar dólares oferecendo seus serviços.

E não esqueça, se busca uma grande variedade de freelancers brasileiros, ou mesmo uma plataforma que use Reais como moeda, a Workana é mais recomendada.













danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2019 - Danilo Soares