Dicas para ser mais Produtivo como Freelancer

Ferramentas e informações para trabalhar mais e melhor



freelancer mais produtivo

Para ser um freelancer de sucesso você precisa adquirir muitas habilidades. Se você não for organizado e não conseguir administrar bem o seu tempo pode ver sua carreira cair no abismo. E se está começando, pode não atingir o resultado que deseja e desistir rápido.

Como freelancer, saber ser cada vez mais produtivo é fundamental. É importante ter consciência de que mesmo que você já seja bastante produtivo, há sempre como melhorar. Dessa forma, procure sempre se atualizar sobre as novidades referentes ao mundo da produtividade. É importante acompanhar as tecnologias que auxiliam você à aumentar sua produtividade. 

Neste artigo conheceremos algumas das ferramentas digitais que ajudam você a se tornar mais produtivo. Além disso, daremos todas as principais dicas para ser mais produtivo como freelancer, seja você trabalhando por conta própria ou com o auxílio de grandes plataformas como a Workana e o Fiverr.



freelancer produtivo

Primeiros passos para ser mais produtivo 



Para aumentar sua produtividade a primeira coisa que precisa ser feita é o planejamento e organização do seu dia. Foque no cumprimento de suas tarefas para alcançar seus objetivos. É importante começar seu planejamento desde o dia anterior. Antes de dormir, procure definir quais serão as primeiras atividades que você realizará no dia seguinte.

Tente definir uma ordem de prioridade e comece pelos projetos com a data de entrega mais próxima. Lembre-se de colocar as tarefas mais difíceis para serem realizadas no seu período mais produtivo. Para definir qual momento do dia sua produtividade fica maior, observe-se. Preste bastante atenção em qual período você realiza as tarefas mais rápido e com mais facilidade. Provavelmente este é o melhor período para as tarefas de trabalho árduo.

Crie uma boa estação de trabalho que seja muito confortável, organizada, silenciosa e limpa. É primordial que você estabeleça um local para ser seu escritório. Seu espaço de trabalho deve propiciar a concentração e ajudá-lo a realizar suas tarefas profissionais. É importante ter uma boa noite de sono para melhorar seu rendimento durante o dia. Portanto, adquira hábitos que facilitem o sono profundo.




Sono, saúde e meditação



Após definir quantas horas você reservará para dormir, pesquise e coloque em prática métodos que auxiliem no seu sono. Meditar, evitar atividades muito frenéticas e não consumir alimentos que aumentam o metabolismo nas três horas antes de dormir pode contribuir bastante para o sono perfeito.

Para meditar reserve pelo menos 30 minutos em um ambiente tranquilo e sem interferência de sons externos. Preste atenção no momento presente, na sua respiração e caso não consiga silenciar sua mente, pense em coisas que te ajudem a relaxar. Utilizar antes de dormir aparelhos eletrônicos como o celular ou a televisão pode prejudicar a qualidade do seu sono. Evite-os!

Outro passo muito importante é fazer exercícios. Este é um ponto que muitas pessoas não dão importância, mas ao criar um hábito de se exercitar ao menos 30 minutos por dia você estará fazendo muito pela sua produtividade e pelo seu futuro. Uma dica é pesquisa pelo aparelho de exercício ELÍPTICO e adquirir para uso na sua própria casa. Coloque-o na frente da TV e assista o noticiário ou uma série se exercitando. Funciona 👍!



rotina freelancer

Como organizar sua rotina



A primeira dica para organizar seu dia de trabalho é acordar mais cedo. Acordar mais cedo ajuda a ganhar mais tempo no dia para você alcançar melhores resultados e cumprir suas metas diárias. Comece o seu dia com seus objetivos e tarefas traçadas. Após tomar conhecimento sobre todas as tarefas do dia, procure dividi-las em períodos e acompanhe o progresso delas.

Evite distrações nos momentos reservados para o trabalho. É fundamental estar focado nos projetos para realizá-los da melhor forma possível. Nos momentos que foram reservados para outras atividades e diversões esteja plenamente focado também. A interferência do trabalho nas outras atividades de seu dia pode gerar conflitos e prejudicar sua sanidade mental e física.

Saiba que você pode utilizar alguma ferramenta eficaz para organizar seu tempo, elas auxiliam bastante na produtividade. Há algumas alternativas, como:









Principais ferramentas para aumentar sua produtividade 



Atualmente existem inúmeras ferramentas que possibilitam o aumento de sua produtividade. Elas podem ser utilizadas em smartphones, tablets e notebooks. Algumas destas ferramentas podem ser utilizadas até mesmo offline.

Há ferramentas como o Google Now e o Evernote que funcionam como seu assistente pessoal. Elas possuem muitas funcionalidades que contribuem para a sua produtividade. Permitem criar listas de tarefas, fazer anotações, realizar pesquisas e trocar mensagens.

Existem outras opções para organização e gerenciamento de projetos e tarefas. Como o Asana, o Trello e o Pipefy, em que você adiciona seus projetos e verifica o progresso a qualquer momento.Nelas você pode acompanhar a realização de suas tarefas e conferir seus prazos de entrega. Além disso, elas podem auxiliar na comunicação com o cliente.





produção cumprir prazo

5 Dicas para cumprir os prazos 




Para cumprir os prazos é necessário seguir as dicas que demos anteriormente. Mas existem outras dicas que vão te ajudar a cumprir prazos com excelência.



Vamos conhecê-las?


A primeira dica é analisar o projeto de trabalho e definir um prazo realista para entrega. Saiba que não adianta colocar um prazo irreal apenas para conquistar o cliente, sendo que é impossível cumpri-lo. Ficará mais feio para você não fazer a entrega pontualmente do que impressionar o cliente no primeiro momento com um prazo fantasioso.


Depois de definir a data de entrega do serviço e combinar com o cliente, você já pode seguir para a segunda dica. Para realizar seu trabalho de maneira eficaz, procure dividir o projeto em pequenas tarefas realizáveis. Ao definir as tarefas menores, você será capaz de cumpri-las gradualmente. Este processo ajuda a finalizar o trabalho total mais facilmente. E ainda proporciona um novo bem estar ao ver cada tarefa cumprida.


A terceira dica é priorizar a parte mais árdua do trabalho. Procure começar com a parte mais difícil para sentir mais paz após finalizá-la e poder concluir as outras partes com mais tranquilidade.


A dica número quatro é criar checklists, as listas de entrega. Elas facilitam no acompanhamento do trabalho e nos detalhes para a finalização. Com elas você saberá ao certo quantas tarefas faltam e saber como está progredindo no projeto.


A quinta e última dica é usar lembretes de calendário para não esquecer o dia da entrega. Há lembretes de calendário que você pode receber em e-mails e também no celular.



Cumprindo todas estas dicas você provavelmente não enfrentará problemas. Contando com a produtividade alta você está apto para realizar as entregas para seus cliente no workana ou similares, cumprir suas metas e alcançar ótimos resultados. 


Workana para trabalhar e contratar   











danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2018 - Danilo Soares