Como Funciona o WORKANA Para Trabalhar e Contratar

Plataforma workana reúne freelancer e contratante de serviço



workana

O que você busca? Trabalhar como freelancer pela internet ou contratar um profissional para executar um projeto, tipo criar artigo, fazer edições, traduzir, programar, montar um site, desenvolver uma logo... ?

Com ajuda desta plataforma online é possível encontrar o freelancer certo para seu projeto, ou construir um leque de clientes que contratarão você para realizar serviços pontuais. Aprenderemos neste artigo como funciona para contratar e trabalhar pelo Workana.

Este é um tipo de empresa que coloca o profissional em contato direto com os clientes. Uma comunidade praticamente global, que possibilita a realização de trabalhos nacionais e internacionais. E sim, é muito seguro para ambos, já que há um sistema de retenção de dinheiro, onde o depósito de quem está contratando fica guardado pela empresa e só é repassado ao freelancer após a conclusão do projeto.



Como surgiu a plataforma?



A plataforma foi a pioneira de trabalhos freelancer e remotos na América Latina. Desde então, vem crescendo exponencialmente no mercado. Nasceu como uma startup com o objetivo de facilitar a vida dos freelancers e dos empregadores.

O Workana surgiu da ideia de um argentino e veio por causa de sua história pessoal, quando ele começou a trabalhar como freelancer para conseguir ficar com seu filho pequeno. Ao perceber a autonomia que o trabalho traz, idealizou a plataforma. Sua ideia principal foi criar uma plataforma online para ajudar todos os latinos americanos a conseguirem trabalhos como freelancer e construir histórico e reputação.

No Brasil ela tem forte presença, tanto quanto na Colômbia, Venezuela e demais países latinos, ou seja, se você tem projetos em língua espanhola também, aí está uma grande chance de obter ajuda de pessoas que dominam o idioma. Eu mesmo contratei pessoas da Venezuela e fiquei bem satisfeito com o resultado.



site workana

Para quem serve os sites como o Workana?



A plataforma funciona muito bem tanto para quem contrata quando para quem trabalha. O trabalho como freelancer funciona quando o contratante possui uma demanda específica e você tem a habilidade para cumprí-la. Além disso, se você é freelancer pode criar suas próprias ofertas de freelas através do site.

Muitos contratantes adaptaram-se às novas relações de trabalho. Em ferramentas como o Workana é possível propor a realização de projetos e negociar os valores com os profissionais interessados. Na maior parte das vezes, são projetos curtos com entrega à curto prazo. Mas existem também projetos que têm a duração de meses.

Sendo assim, para o freelancer, utilizando o Workana, é possível ganhar dinheiro, experiência e aumentar o portfólio. Por outro lado, o contratante pode compartilhar seus projetos e encontrar profissionais de qualidade para executá-los, tendo a empresa fazendo a mediação, disponibilizando todos os aparatos necessários para contato e execução dos projetos.


procurar freelancer internet

Como funciona o workana para contratar?



Eu contrato freelancers no workana há anos e posso dizer por experiencia própria que é um excelente sistema para empreendedores que necessitam de ajuda. Você vai encontrar desde profissionais extremamente experientes a novatos que acabaram de se cadastrar e buscam demonstrar sua capacidade.

A variação de preço cobrada por cada freelancer é alta, onde os que são antigos e tem boas qualificações cobram 'caro' e os novos cobram bem barato para poder ganhar experiencia, qualificações e depoimentos. Vale a pena visitar o perfil de cada freelancer interessado em seu projeto para saber de seu modo de trabalho ou mesmo entrar em contato direto com ele.


Encontrando um freelancer

Há duas formas de conseguir acesso a profissionais que executam o serviço que você necessita.



  • Crie um projeto
  • Ofertas já prontas

A opção mais comum é a de criar um projeto, onde você poderá escrever uma espécie de anúncio com os detalhes que devem ser trabalhados pelo freelancer. Além disso você ainda terá como conversar com o profissional pelo chat interno.

A ação de postar o projeto e analisar propostas é gratuita. Uma vez que você decide por um freelancer, deve clicar em ACEITAR PROPOSTA. Ao fazer o pagamento o dinheiro ficará retido pela workana, que apenas liberará o saldo depois que você receber o trabalho do profissional e apontar que está tudo certo, bastando então clicar em LIBERAR FUNDO, para que a conta do freelancer seja creditada.


workana contratar




A outro opção é você fazer uso da aba STORE, apontada na imagem abaixo. Nela você encontrará ofertas já prontas por freelancers. Alí tem ofertas de mão de obra para as principais necessidades encontradas na internet.

workana store



Habilidades mais comuns na plataforma


Você vai encontrar profissionais para fazerem quase tudo de forma online, e entre as habilidades que mais tem mão de obra estão:


  • Redação de artigos para site
  • Programação
  • Designer
  • Tradução
  • Edição
  • Revisão de texto
  • Criação de site e blog


Postar seu projeto agora?

Clique aqui  



trabalhar internet freelancer

Como funciona o Workana para trabalhar? 



O workana funciona como um marketplace, um mercado de ofertas de trabalho. Para utilizá-lo você precisa criar um cadastro rápido e fazer login. Pode também se cadastrar no site de forma mais rápida utilizando o login social, ou seja, é possível entrar utilizando sua conta no Gmail ou Facebook.

Após criar o cadastro é fundamental preenchê-lo da forma mais completa possível. Você pode utilizar a ferramenta como freelancer ou contratante. Se o seu perfil for como freelancer coloque suas habilidades e apresente-se no seu perfil. Selecione quais informações da sua trajetória profissional deve compartilhar.

Na ferramenta é possível vincular seu portfólio do Behance e também seu perfil do LinkedIn. O Behance funciona muito bem como Portfólio online para designers, etc.


Projetos

Ao entrar no sistema, você tem acesso aos projetos disponíveis na sua área. Para cada projeto que te interessar você pode enviar uma proposta.


trabalhar workana


A proposta deve ser bem direta contendo valor total para a realização do projeto e prazo para a entrega. É muito importante cumprir os prazos para conseguir uma boa classificação e reputação. Com o perfil básico de iniciante, você pode enviar até 9 propostas por semana. Quanto mais propostas semanais enviar maiores são as chances de ganhar projetos.

Após enviar sua proposta o cliente analisa e escolhe qual interessa mais para ele. Há alguns critérios comuns de escolha como o custo-benefício e a avaliação do perfil do profissional. Depois de ter escolhido o profissional, o contratante paga o valor total do projeto para o Workana. O valor total é liberado para o freelancer depois que o trabalho é finalizado e entregue.

O Workana ganha uma comissão de 20% sobre o valor total de cada projeto. Os valores para cada profissional variam bastante dependendo da área do projeto e do tipo de serviço.



Ofertas mais comuns


A maior parte dos projetos disponíveis são para:



  • Programadores 
  • Designers 
  • Geradores de conteúdo
  • Tradutores
  • Editores de vídeo
  • Revisores de textos



qualificações workana

Como melhorar seu perfil como freelancer ou contratante 



Para quem contrata, esta etapa não conta muito. As dicas abaixo servem mais para os freelancers. Para turbinar seu perfil, existem algumas ferramentas dentro da plataforma. Através delas, você pode aumentar suas chances de ser aprovado para a realização de um projeto.

No Workana existe um sistema de premiação em que você ganha pontos ao realizar tarefas e ao alcançar metas. Além dos pontos, existem medalhas de perfil. Ao criar seu perfil como freelancer você tem a medalha Iron. Com o passar do tempo dentro da plataforma, ao cumprir as metas pré-estabelecidas, você vai ganhando outras medalhas.

Os níveis disponíveis para incrementar seu perfil com medalhas são:



  • Iron
  • Bronze
  • Silver
  • Gold
  • Platinum
  • Hero


Procure realizar as tarefas e conseguir novas medalhas para alcançar melhores posições em seu perfil. Consequentemente, demonstrando mais aptidão para conseguir os trabalhos. Há também as classificações tanto para contratantes quanto para freelancers. São estrelas que cada um recebe pelo trabalho realizado ou pela qualidade como empregador.

No Workana existem os freelancers que trabalham em tempo integral e os que apenas pegam trabalhos para aumentar a renda com a ajuda da plataforma. Geralmente, os freelancers que têm maior reputação na ferramenta são aqueles que dedicam-se 100% para o trabalho de freelancer.

Tanto os freelancers quanto os contratantes podem ganhar recomendações e depoimentos. Elas também aumentam o potencial do perfil receber novas ofertas. Então a dica especial, principalmente para quem vai trabalhar, é sempre se preocupar com a satisfação da pessoa do outro lado, para isso, seja comunicativo. Não seja tímido e peça uma qualificação se você perceber que ela não avaliou.



workana melhor site

Workana é uma das melhores do tipo



Atualmente o mercado freelancer está em expansão, ano após ano, apresentando resultados impressionantes. Devido ao crescimento acelerado, surgiram muitas empresas que auxiliam freelancers e contratantes.

Já usei muitas plataforma do tipo e posso lhe dizer que a da workana é a melhor, pois funciona bem tanto para quem precisa contratar um freelancer, quanto para quem busca entrar no mercado alcançando clientes para seus serviços. O melhor de tudo é que se trata de um processo seguro, pois o dinheiro fica retido, e tanto o cliente como o freelancer sabe que vai ter o que foi acordado.

Clique aqui e faz o cadastro. Uma conta serve tanto para contratar quanto para trabalhar. Desejo sucesso a você e suas atividades na empresa lhe rendam bons frutos. Nos vemos!

Inscrição no workana   






contratar trabalhar workana












danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2019 - Danilo Soares