O que é CPL - CPA - CPC - CPM - ROI - DOI - SOI - CTR

Veja o que significa as siglas que aparecem em networks





siglas o que é significa


Quem está começando agora a empreender online como afiliado, muitas vezes fica confuso com alguns termos e siglas que aparecem bastante, principalmente em empresas com campanhas diversas, como é o caso da Network ActionPay, que tem campanhas da Avon, Centauro, Shoptime, Claro TV, Tim, Americanas, Vivo, Netshoes, entre muitas outras interessantes para quem quer promover grandes marcas.

Este material então tem o objetivo de explicar o que é DOI - SOI - CPL, CPA, CPC, CPM, CTR e ROI. Se não sabe o significado destas siglas você vai aprender agora. É algo fundamental para quem quer ter comissões através do que os visitantes fizerem a partir de seu site ou anúncios. Estas siglas podem ser confundidas não apenas por quem começou recentemente, mas até mesmo com quem tem grande experiência na área.

Por isso realizamos este guia com os significados de cada uma delas. Assim você saberá qual é a remuneração apontada como ideal para o seu negócio pela internet. Isso pode fazer uma diferença muito grande em seus resultados, pois tem público que converte mais dinheiro para você se a oferta for por cadastro, e já outro público pode gerar mais renda para você, pois talvez tenha uma condição financeira melhor ou é mais impactado, e acaba comprando o que é ofertado, gerando assim uma comissão.





Custo Por Lead (CPL)





Este é muito comum e não precisa que uma venda ocorra para que você ganhe. O custo por lead, ou CPL, deve ter uma conversão para que aconteça o pagamento. Ele se aplica quando uma pessoa assina uma newsletter ou faz um cadastro em um site específico. Se torna assim um possível consumidor dos produtos ou serviços da empresa anunciada, que provavelmente fará uso do email marketing para buscar uma venda.





Custo Por Ação (CPA)





É um tipo de remuneração que nos dias atuais visa mais o comissionamento pela venda ou a aquisição de leads, mas pode ter mais variantes. Tudo depende então da ação estipulada pela empresa que está pagando pela publicidade. Se for por venda, o que é o mais comum, o visitante então tem que clicar em seu link ou banner, ir ao site do anunciante e fechar a compra do produto ou serviço.





Custo Por Clique (CPC)





Por meio deste método, a marca anunciante paga apenas quando clicam na sua publicidade. O site que está exibindo o conteúdo vai ganhar quando alguém acessar o seu site, e, depois disso, clicar nas suas propagandas. O custo por clique é uma opção vantajosa para pessoas que visam testar as campanhas no momento em que iniciam um trabalho com uma empresa. Um exemplo mais conhecido de CPC é o Google Adsense, que faz o pagamento neste sistema.





Custo Por Mil Impressões (CPM)





Este tipo de monetização funciona da seguinte forma: o anunciante faz o pagamento conforme aconteça mil visualizações do seu banner, ou seja, sempre que a publicidade em seu site for vista mil vezes, o anunciante irá pagar para você o comissionamento pré-definido. Interessante para quem tem um tráfego muito alto, mas que não é pagador.





Retorno Sobre Investimento (ROI)





Imagina que você está veiculando um anúncio no facebook ads e gerou R$ 400 reais de comissão. Mas seu investimento foi de 200 reais para chegar a este resultado. Seu ROI então é de 100%



roi


ROI, simplificando, então é retorno sobre investimento. Ele visa mostrar o quanto de dinheiro uma empresa está ganhando ou perdendo com cada anúncio ou investimento. Por meio dos seus resultados é possível ter uma visão melhor do negócio e comparar resultados, buscando chegar a um resultado cada vez mais interessante.





Click-through rate (CTR)





Basicamente é a taxa de clique em seu anúncio baseado na quantidade de exibições que teve. Imagine que seu anúncio no facebook ads foi exibido 10.000 vezes e teve 80 clique no total. Seu CTR vai ser de 0,8%



ctr






DOI x SOI





Geralmente essas siglas estão ligadas ao CPL, e significam duplo opt-in e simples opt-in. Imagina que você está correndo em seu site uma campanha que pague por cada lead que se cadastra no formulário do website do anunciante. O passo seguinte a isso é descobrir se você vai ganhar já de imediato, após o visitante colocar os dados, como nome e email, no formulário, ou se sua comissão é acionada apenas quando o mesmo clica no link de confirmação que é enviado no email dele.

Então...

Simples Opt-In - Comissão reduzida onde você ganha sem a pessoa precisar clicar no link de confirmação no email.

Duplo Opt-In - Comissão maior onde é obrigatório o clique no link enviado no email.





Considerações finais




Não é complicado entender o significado e se você conhece um pouco de inglês vai ser capaz de lembrar facilmente no futuro. O mercado de afiliação no Brasil ainda tem muito a crescer, então vale a pena estar sempre aprendendo sobre o assunto, assim você estará garantindo seu espaço neste lucrativo setor. No final, o segredo está em entender o tipo de público que você recebe em seu site ou que atinge com seus anúncios no facebook.

A ActionPay ◄ é uma excelente network e fica como nossa dica final para você fazer o cadastro gratuito e avaliar as campanhas. Obrigado pela sua visita em nosso post explicativo sobre o significado de CPL - CPA - CPC - CPM - ROI - DOI - SOI - CTR. Agora que você já sabe o que é cada um, comece os testes.




Até uma próxima!








danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2018 - Danilo Soares