Como Fazer Email Marketing: O que é necessário e como funciona

Dicas e informações para ter resultados




email marketingVendas e relacionamento caminham lado a lado e quem deseja alcançar grandes resultados no marketing digital deve prestar bastante atenção no assunto. As pessoas gostam de comprar de quem elas conhecem e também prestam mais atenção as recomendações de pessoas conhecidas. 

Talvez você já tenha escutado isso e seja por essa razão que esteja querendo aprender a como fazer email marketing de forma profissional. Tem pessoas que quando escutam que o objetivo é se relacionar com visitantes e seguidores através de mensagens de e-mails já associam isso a spam e não é nada disso pois você terá a autorização para o envio da mensagem.

Outras pensam que o modo realizado é mandando um e-mail por vez para cada visitante, oque é extremamente trabalhoso e não funcionaria bem. Todo o processo é realizado por meio de uma ferramenta chamada autoresponder e ele faz todas ações necessárias quase que automaticamente.



Como funciona e como fazer bem o email marketing



Quando você tem o e-mail de uma pessoa é capaz de lhe enviar mensagens quando quiser, mas isso não quer dizer que a melhor coisa a se fazer é mandar uma mensagem atrás da outra. Fazendo isso você certamente estará perdendo credibilidade, ainda mais se esses emails forem de propagandas.

Comentei no inicio que vendas e relacionamento caminham juntos e entenda então com isso que você deve ajudar as pessoas que lhe entregam seus emails da melhor forma possível. Quando você entrega dicas e passa informações importantes está ganhando pontos e também o interesse da pessoa.

O pessoal que entende muito de email marketing recomenda trabalhar com o 80/20. Isso quer dizer que é recomendado que você envie 80% de conteúdo de valor e 20%  de propaganda para sua lista. Fazendo isso você evita que as pessoas se irritem com excesso de propaganda e por consequência menos descadastramentos acontecem.




Como conseguir o email dos visitantes? O que é página de captura?



Você já viu que se trata de relacionamento através de e-mails automáticos e que o autoresponder é a ferramenta usada para o serviço. Mas como mandar mensagens para seu publico se você não tem seus e-mails? O processo de coletar esses e-mails é através de uma página de captura ou um formulário, como o que você viu ao entrar aqui no blog Trabalhador Digital.

As páginas de captura muitas vezes aparecem ao clicarmos em banners e elas tem um cenário bonito de fundo, como uma praia, com um pequeno texto e um espaço para se colocar o e-mail. Já os formulários são mais compactos e podem ficar na lateral do blog, nos fim dos artigos ou aparecerem na tela quando o visitante entra no website.

O fato é que eles tem o principal objetivo de pegar o email dos visitantes pois assim você consegue apresentar a eles seu trabalho através de sequências de mensagens. 

Uma vez que eles lhe conhecem e são ajudados por você com dicas, se tornam abertos e comprar algo que você recomenda. Abaixo vamos entender melhor como fazer email marketing de forma eficiente pois vou lhe apresentar o autoresponder.



Autoresponder e Email marketing: Parceiros de negócios inseparáveis





autoresponderBom, o que o autoresponder tem a ver com email marketing? Tudo ! Basicamente ele é responsável de todo o processo pois ele...

  1. Captura o e-mail por meio de formulários e páginas de captura
  2. Armazena esses contatos
  3. Envia as mensagens automáticas (as momentâneas também)


As mensagens automáticas você programa apenas uma vez e a medida que as pessoas vão entrando para a sua lista vão recebendo as mensagens de acordo com o intervalo de dias que foi programado. É recomendado programar com intervalo de 2 ou três dias.

Espero que você tenha entendido a importância do email marketing e a como fazer para que a sua jornada digital lhe renda lucros.







Até a próxima!





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2018 - Danilo Soares