Como medir a Velocidade das Páginas do seu Blog

Análise de velocidade das páginas: 5 sites especiais




tempo de carregamento de paginaAqui no Trabalhador Digital sempre falamos de fatores que influenciam no rankeamento de um blog nas pesquisas do google e hoje vamos falar do fator velocidade.

As métricas são diversas e o resultado final vem de uma combinação dos quesitos individuais, exatamente como visto na apuração das escolas de samba. Por isso não pense que tornando seu website super veloz ele conquistará o topo das buscas.

Neste artigo veremos que há formas simples de acelerar o carregamento de página e ainda vamos conferir outras opções de análise de sites disponíveis além da que o google disponibilza. Para que o seu blog desfile no sábado de carnaval(primeira página) comece e prestar atenção em cada quesito.



3 cuidados simples para fazer seu blog carregar mais rápidas




Que tal fazermos um teste? Vamos ver como anda a diferença de carregamento da nossa página principal. O que você tem que fazer é clicar bem aqui e fazer o teste no site.

Minha homepage tem 5 resumos de artigos + várias coisas na lateral e carregou, na primeira tentativa, no tempo abaixo:


00:00:02.387 (um pouco mais de 2 segundos)



O tempo é só para descontrair e não pode ser levado muito a tao a sério pois há fatores que influenciam muito como tipo de conexão, navegador, abas abertas... Abaixo há alguns cuidados simples para que a velocidade do seu website não seja prejudicada (ou seja melhorada). 

  • Cuidado com o número de postagens na primeira página
  • Excesso de Widgets, plugins... pesam. Uma dica é usa-los na parte de baixo do blog
  • Fique atento ao tamanho das imagens .. geralmente são os grandes vilões



O Pagespeed analisa também a velocidade e usabilidade para Mobile








Existem algumas ferramentas que tem a função de analisar páginas e uma das que merece atenção é o Page Speed do Google. Ela é interessante por que além de pontuar sua velocidade e usabilidade para o computador de mesa também trata dos dispositivos móveis. 

Mostra também o que precisa melhorado dando recomendações. Confesso que alguns dos problemas relatados não aprendi ainda com resolver, mas vou buscar o conhecimento necessário.


Vamos a uma pequena lista de 6 ferramentas do gênero:





@ - Google Page Speed   
@ - Woorank  
@ - Pingdom   
@ - Webpagetest  
@ - Gtmetrix  




Espero que essas opções o ajudem a medir e melhorar a velocidade de carregamento das páginas do seu blog! 



Até a próxima !





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2018 - Danilo Soares