Saber quais as Palavras-chave melhor posicionadas no Google

Quais termos levam mais visitantes ao seu blog?





as melhores palavras-chave do blogO tráfego orgânico, o vindo de pesquisas, é oque mais converte só que o desafio é grande quando se trata de rankear bem no google. Quem trabalha com produção de artigos como nós sempre tem a cruel duvida se eles irão trazer visitantes das pesquisas nos buscadores com as palavras-chave que trabalhamos no texto. Realmente, logo após a publicação fica complicado saber se ele alcançará uma boa posição mas é possível a fazer um acompanhamento e verificar se mudanças são necessárias.

O google disponibiliza uma excelente opção para fazer essa análise chamada Webmaster tools ou Ferramenta para webmasters. A função dela que nos interessa neste momento é a de fornecer estatísticas do nosso blog com relação a palavras e termos buscados no google.





Quais as vantagens de acompanhar de perto as palavras-chave




Você estando aqui mostra sua preocupação em relação a rankeamento no google e o que precisa ficar claro primeiramente é que entender de SEO é obrigação de quem quer melhores posições nas pesquisas. Não é uma ciência complicada, apenas exige atenção a alguns fatores importantes. Já que você quer otimizar os artigos do seu blog, um dos primeiros passos é identificar: 


  • As palavras-chaves que mais estão sendo buscadas 
  • Quais são as que estão trazendo mais visitantes
  • Quais são suas páginas que estão vinculadas a elas
  • Qual sua posição média para esses termos
  • Ganhos ou perdas de posições para o termo com o passar do tempo



A partir destes dados é possível iniciar um trabalho de otimização dos artigos quanto as suas palavras chaves. 




Vídeo analisando os termos do blog com o Webmaster tools




No vídeo analisei as palavras do blog Trabalhador Digital, confira:




Produzir e publicar o artigo não é suficiente. Como falado no vídeo, acompanhe-o sistematicamente para saber se esta ganhando ou perdendo posições nas pesquisas e faça mudanças caso esteja havendo uma perda no rankeamento.





As palavras-chaves do seu blog precisam mesmo ser otimizadas?




Sabendo, que um artigo por exemplo, esta perdendo posições com o passar do tempo é interessante inserir mais palavras-chave no texto correto? Talvez não! Vamos a alguns fatores que podem estar o impedindo de conseguir a tao sonhada primeira página do google:


  • Seu artigo pode ter palavras-chaves demais
  • Pode ter poucas 
  • Pode não conter palavras genéricas (ex: artigo = texto, post)
  • Pode estar muito pesado devido a vídeos e imagens
  • Mal distribuição dos termos pelo texto
  • Título e subtítulos pouco atraente
  • O texto pode estar embolado com parágrafos sem espaços entre eles e sem subtítulos
  • Não esta atingindo o publico-alvo
  • Não tem links para artigos relacionados




Artigos com palavas chave previamente definidas





No vídeo você conseguiu ver que o nosso blog, Trabalhador Digital, esta com ótimo crescimento com relação a pesquisas no google. Viu que a pouco mais de 3 meses mudamos o domínio do blog e isso fez com que tivéssemos que recomeçar o trabalho. No ano de 2013 (com o domínio antigo) estávamos muito bem nas pesquisas e isso se deu ao modo que produzimos os artigos. Uma grande sacada é produzir um artigo para a palavra-chave, e não o contrário. Como assim?

Simples, defina exatamente para qual termo você quer ficar bem colocado e trabalhe o título, os subtítulos, o texto e as imagens baseado nele. Isso vai contra ao que é recomendado pela grande maioria, que é produzir o artigo primeiro. Confesso que dá mais trabalho, só que o resultado é muito melhor.


Até a próxima !





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2018 - Danilo Soares