Qual a Porcentagem de Cliques dos Primeiros Colocados no Google ?

A primeira página recebe quase todos os cliques!






Já lhe bateu essa dúvida? Porque alguns sites e blogs tem a enorme felicidade de aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa no google? 

Neste exato momento uma pessoa esta pensando em comprar um celular, então ela vai no google e digita 'comprar celular'. Nas primeiras posições temos, mercado livre, americanas, casasbahia, submarino...

Por que estes sites estão nas primeiras posições e o site da magazine luiza esta na 4 página? Para você ter uma ideia da vantagem que é estar bem posicionado vou ter passar alguns dados.



Estatísticas:



@ - O site que fica na primeira posição de uma pesquisa recebe cerca 34% dos cliques.

@ - O segundo colocado recebe um pouco menos da metade do que o primeiro recebe. Cerca de 16% dos cliques.

@ - O primeiro e o segundo então abocanham na média metade dos visitantes das pesquisas.

@ - O último colocado da primeira página recebe apenas 2,7% dos cliques e esse percentual é o dobro do primeiro colocado da segunda página.


Deixando claro que essa é uma média. 


Por que alguns ficam bem posicionados no google e outros não?



Revendo o exemplo que citei falando da pessoa interessada em comprar um celular vemos que muito provavelmente as empresas que tem seu site nas primeiras posições farão a venda para este cliente. Então não é difícil enxergar a grande importância de estar visível nas pesquisas. 


Isso não quer dizer que esta tudo perdido para a magazine luiza que esta na página 4. Ela pode rankear bem para outras palavras-chaves como 'loja de celular' 'celular xyz29'. O importante é entender os fatores que influenciam no rankeamento.

 

Fatores que influenciam no rankeamento




Há muitos fatores que fazem sites e blogs ficarem mais bem colocados que outros nas pesquisas. Alguns dos mais importantes são:


Backlinks - 

São links externos que apontam para seu blog/site. Quanto mais qualificados e numerosos melhor. Os backlinks funcionam como um espécie de voto onde um outro blog recomenda o seu.


Interação com conteúdo - 

Você já ouviu falar de taxa de rejeição? Bom, o google esta de olho no que seu visitante faz(ou não faz) em seu blog. Se ele entra e sai sem interagir seja com um clique, comentário... não é bom.


Tempo - 

O tempo que o visitante permanece em seu blog é muito importante.


Retorno - 

Se as pessoas estão voltando ao seu blog ou a determinado post isso é muito bom e você esta somando pontos, consequentemente rankeará melhor.


Palavras-chaves - 

O uso correto das palavras-chaves faz com que o google possa categorizar corretamente seu artigo. É interessante antes mesmo de escrever um artigo saber como esta a concorrência para determinadas palavra-chaves. 



Toda pessoa que deseja ter sucesso no mundo dos blogs e sites tem que entender de SEO. Se você quer ver seu website entre os primeiros colocados do google terá que estudar otimização. Mas não é um bicho de sete cabeças e é muito prazeroso aprender.




Até!





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2018 - Danilo Soares