Como Começar uma Loja Virtual: Criar Idéias e Abrir as Portas Hoje!

O ecommerce cresce e é alternativa para empreender





Começar uma loja virtual

Este é o desejo de muitos que querem se livrar de patroes, abrir novas opções de ganhos ou até mesmo uma forma para que clientes de lojas físicas consigam visualizar na internet e tenham como encomendar produtos a partir dali.

Há uma estimativa que existam atualmente cerca de 70 mil lojas virtuais no Brasil e este numero crescera em ritmo acelerado. Nos dias de hoje lojas físicas que não tem um ponto de referencia na internet estão a perder mercado.


Como criar uma loja virtual? Não é difícil, na verdade é bastante simples. O trabalho está na divulgação, pesquisa e nas atualizações.



O que vender em uma loja Online



Essa é a pergunta que o empreendedor se faz no primeiro momento. O que dá lucro? O que está na moda? O que não tem um mercado tao competitivo? Com o que eu gosto de trabalhar?
 
São pontos que devem ser levados em consideração e analisados com muito cuidado pois uma vez investido o dinheiro em produtos para sua loja online não há mais volta. 

Uma coisa muito importante é que o cliente que acha sua loja na internet não poderá tocar nos produtos, o cliente gosta de tocar, experimentar e ver de perto o que esta comprando, isso faz com que as melhores opções para vender sejam produtos que estejam na moda. 

Geralmente as pessoas procuram por produtos que elas viram em algum lugar e já sabem exatamente do que se trata, como funciona. 

Celulares por exemplo é um bom produto pois há uma exposição muito grande no meio social e é um produto que está sempre tendo lançamentos, o que faz com que a procura seja constante. Montar uma loja virtual de celulares é uma ótima ideia.


Por onde começar seu ecommerce












Se você já tem um produto ou produtos em mente é hora de fazer algumas pesquisas. Você deve aliar 4 pesquisas principais. 



  1. A primeira é a de fornecedores com os melhores preços e boa reputação. 
  2. A segunda é o capital que você tem ou dispõe para investir
  3. A terceira é a concorrência da sua loja virtual. 
  4. Criar meios de fazer com que clientes em potencial achem sua loja.


Saber exatamente quais são seus principais concorrentes e trabalhar para que seus produtos e preços sejam tao bons ou melhores que os deles é a chave para o sucesso.
O frete deve ser levado em consideração pois é um dos principais estimulantes ou desestimulantes de uma compra. 


Iniciativa para criar sua loja virtual como você deseja




Bom, é hora de por o site de vendas no ar. Para isso há duas escolhas: contratar uma pessoa especializada para criar, um programador, ou trabalhar com plataformas prontas. 

Um programador talvez não seja a melhor das opções pois ficar dependente do profissional toda vez que for preciso fazer uma atualização pode trazer muita dor de cabeça.

As plataformas prontas tem sido a escolha de quem começa uma loja virtual devido a facilidade de gerir o negócio. Cadastrar produtos, mudar layouts, compatibilidade com variadas formas de pagamentos e suporte online faz com que esta opção seja a mais usada. 

Posso indicar um exemplo de empresa com este serviço e que tem templates de alta qualidade.



6 aspectos a se considerar para ter sucesso antes de começar




coisas para vender

  1. Formas de pagamentos: Disponibilizar um leque variado de opções de pagamentos é interessante para abranger todo comprador em potencial que visitar seu site.
  2. Produtos à mostra: As fotos dos produtos devem ter qualidade máxima e vir de preferência a frente de um fundo branco para ficar bem destacado e deve conter texto detalhando ao máximo as características do produto.
  3. Preço: Ter preços competitivos é essencial pois a concorrência é grande. A facilidade de pesquisa que a internet proporciona faz com que o cliente navegue por várias lojas em questão de minutos.
  4. Atendimento: A loja online deve ter canais de comunicações, como e-mail e telefone,  que façam o cliente esclarecer dúvidas rapidamente.
  5. Propaganda: Uma loja online recém criada dificilmente venderá grande quantidade de produtos. Uma estratégia de marketing dever ser traçada afim de gradativamente tornar a loja virtual conhecida.
  6. Administração: A administração de uma loja virtual se assemelha a de uma loja física; pesquisa e cadastro de preço, de produtos, ofertas, publicidade, concorrência, balanço...



Após montar sua loja inicie estas estratégias



  1. Monte uma lista com as principais lojas da internet.
  2. Tenha um calendário onde você sistematicamente as visitará.
  3. Se inscreva em suas newsletter se possível para receber as novidades delas em seu e-mail.
  4. Procure por possíveis parcerias.
  5. Capture e-mails de seus visitantes para futuras promoções.
  6. Como toda boa loja tenha sempre novidades.
  7. Fazer sua loja ser conhecida nas redes sociais também é importante.



Se a sua vontade era saber como criar uma loja virtual, sua dúvida acabou. Não deixe para amanha, comece a traçar seu planejamento agora mesmo! Faça e aconteça!





►►  Curso completo




Boa sorte! Foco e ação!






danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2018 - Danilo Soares