Fatores Importantes que Influenciam no Sucesso de um Blog

Dicas para conseguir melhores resultados trabalhando com blog





blogNão é fácil nem rápido! Estranho começar um texto dizendo isso, mas acredito que o melhor para quem está buscando empreender com blogs é saber que se trata de algo trabalhoso. Há muita coisa envolvida, muito a se aprender e muito a aplicar para que a médio e longo prazo seu website comece a gerar renda. Não deixe que isso espante você, porque apesar disso tudo essa é uma excelente forma de ganhar dinheiro na internet.

Eu, Danilo Soares, gosto muito de trabalhar com blogs e sempre estou em busca de idéias para iniciar um novo projeto. Nesta área temos sempre que pensar a longo prazo e entender que o nosso maior parceiro é o google. Eu vou estar falando mais sobre tráfego e da importância do google para o seu negócio, mas saiba de início que não tem negócio online que resista sem tráfego, então busque aprender o máximo que puder sobre SEO e otimização. 



Um bom blog começa com um bom domínio



Já perdi até as contas de quantos domínios eu tenho contratado. Parece desperdício de dinheiro mas oque acontece é que um bom domínio não fica disponível por muito tempo. Milhares de websites são criados diariamente, fora as pessoas que compram bons domínios para revende-los futuramente. Então uma boa ação é, caso você esteja namorando um domínio, comprá-lo para que assim não fique a ver navios futuramente.

Os curtos são os melhores, especialmente os que trazem a palavra principal do seu nicho nele. Mas é algo que você deve pensar bem pois não é nada bom decidir trocar o endereço do website depois que ele já está recebendo um bom volume de visitas. Uma boa dica, caso você vá trabalhar em um nicho que entende bem, é usar um domínio com seu nome pois assim você se faz conhecido na internet, cria autoridade, que é um gatilho poderoso. Algumas dicas: 

  • Garanta seu domínio dos sonhos se ainda estiver disponível
  • Busque contratar um que não seja muito grande e que contenha a palavra principal do nicho
  • Pense em usar um domínio com seu nome em projetos que você entende muito
  • Prefira domínios .com.br ou .com
  • Pense um pouco antes de contratar pois, por ser barato, você poderá se empolgar e comprar muitos
  • Veja (no INPI) se já nao há uma marca registrada com o nome do domínio. Em uma disputa futura você tende a perder.
  • Onde comprar? Eu compro meus domínios aqui


Nicho: Ao tentar agradar a todos você pode se decepcionar



Sim, já existe muita concorrência, mas isso não quer dizer que o mercado esteja saturado. Na verdade existem nichos pouco explorados ou mau explorados e é aí que está a chave para se sobressair. Fora grandes portais, que trazem notícias variadas de todos os tipos de assuntos, não é interessante ter um website focando em vários públicos. Você acaba não conseguindo ser considerado bom, pelo google ou usuários, em um determinado assunto.

Exemplo: você entra em um blog que apenas aborda o assunto MODA. A tendencia é que você fique a vontade e visite muitas páginas deste website, visto que ele passa confiança e se mostra totalmente focado no assunto que lhe interessa. As chances deste website vender produtos do nicho é muito alta pois ele atrairá um público altamente segmentado. Por outro lado, você provavelmente não permaneceria por muito tempo em um outro website que tem um artigo sobre moda mas que tenha também outras chamadas para artigos de guerra, doenças, esportes, culinária... nosso cérebro automaticamente entende que aquele ambiente não é 'especializado' no assunto que buscamos. Não esqueça, segmentação aumenta a conversão.


Blog e google: Eles precisam se conhecer (e se gostar) para o sucesso acontecer



Uma grande preocupação é Tráfego. É comum a pessoa começar um blog pensando já em qual será a cor do banner que colocará na lateral, usar o adsense ou não, quais as melhores formas de monetização... mas isso não tem sentido visto que nada disso adianta se não há tráfego. Quando falo de tráfego eu digo visitas de qualidade, pessoas que realmente estão em busca do que você possa estar ofertando.

Dica: Começou o blog agora? Esqueça a monetização!!! Foque em produzir seus primeiros 50 artigos.

O melhor tráfego é o vindo dos buscadores. O google é o seu alvo, então busque aprender tudo que puder inicialmente sobre oque é preciso para aparecer bem colocado nas pesquisas. No início seu blog é desconhecido para o google, como um empregado novo que tem que mostrar trabalho, então é seu dever mostrar que ele tem sim valor. Aqui vão algumas recomendações para você começar bem:

  • Produza artigos (muitos se possível) com regularidade inicialmente.
  • Olho nas palavras-chave. Se você quer visitantes que buscam no google ''como aprender ingles'' use o termo no título e algumas vezes no texto.
  • Consiga backlinks: São links em outros website que apontem para o seu blog.
  • Link outras postagens relevantes
  • Faça um vídeo para a postagem se possível
  • Ponha opções de artigos relacionados ao final de cada post

Uma última dica muito importante relacionada a isso é que não basta apenas fazer o artigo. É preciso acompanhá-lo ao longo do tempo, ver seu posicionamento nas pesquisas e o engajamento dos visitantes, fazendo alterações para obter melhores resultados se necessário. Cada post é uma porta de entrada para nosso website, então é de suma importancia dar o melhor para que cada vez mais passem pessoas por elas.


Posso começar um blog em uma área(assunto) em que não entendo nada?



Eu não falo inglês e nem espanhol, mas tenho blogs nessas linguas também. Não estou dizendo aqui que você deva iniciar o trabalho em outra lingua, mas que você pode sim ter projetos em nichos e ambientes que não domina. Os redatores, por exemplo, estão cada vez mais na moda e eles são ótimos para que você consiga entrar em nichos que não tem nenhum conhecimento. Uma vez encontrado bons redatores seu trabalho fica muito mais fácil.

Não recomendo um completo iniciante investir na compra de posts visto que é sempre interessante fazer algumas modificaçoes nos artigos adquiridos. A otimização é uma parte essencial e dificilmente você encontrará um redator que lhe mande artigos 100% otimizados para a palavra-chave que você deseja. Com uma busca no google por 'freelancers redatores' é possível achar plataformas onde há profissionais dispostos a produzir textos.

A dica final é que você busque pensar no visitante. Uma vez que ele gosta de seu blog, clica nos links, navega por um tempo razoável nele, comenta e volta, o google entenderá que seu conteúdo tem valor e consequentemente elevará sua colocaçao nas pesquisas.


Até a próxima!





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares