Dicas de Como Conseguir mais Inscritos no Canal Youtube

As pessoas tem motivos para se cadastrarem em seu canal?




mais inscritos no youtubeCerta vez uma pessoa entrou em contato comigo por email agradecendo por um vídeo tutorial que fiz e que a ajudou muito. Ela fez vários elogios e disse que iria se inscrever em meu canal. Fiquei feliz com aquilo e retornei a mensagem agradecendo o feedback.

Ele então entrou em contato novamente, agora mandando o link do canal dele, pedindo para que eu fizesse a inscrição. Cliquei e visitei, mas não fiz o cadastro porque era um conteúdo que não tinha nada a ver comigo.

Respondi então explicando que nao seria útil me ter como inscrito pois aquele assunto não era direcionado para mim, eu não era o público dele. A pessoa retornou o email, aparentemente brava, dizendo que iria cancelar a inscrição em meu canal youtube já que eu não fiz esse 'favor' para ele. Minha resposta para ele: 'ok'.


Busque ter inscritos que realmente se interessam pelo seu conteúdo



Esse exemplo acima é para lhe alertar que o importante não é primeiramente o número de inscritos, e sim a qualidade deles. Com inscritos engajados seus vídeos serão mais assistidos, mais comentados e mais compartilhados.

Com isso o youtube lhe dará melhores posições nas pesquisas. É interessante entrar neste tópico pois tráfego está diretamente ligado a interação de quem está assistindo seu material. Ranqueamento não se trata apenas de palavras-chave, backlink, otimização... é necessário que o público goste do que está assistindo e o google e youtube estão cada vez mais de olho nisso.

Pare e pense: você mesmo deve ser inscrito em vários canais... mas realmente assiste os vídeos de todos eles? Provavelmente chega em seu email diariamente avisos de que 'fulano acabou de enviar um vídeo'. Como a grande maioria das pessoas não engajadas com o conteúdo, você talvez exclua quase todas as mensagens com esse título. 


O conteúdo vai dizer se a inscrição vale a pena ou não



Uma das coisas mais importantes e que fará você conseguir mais inscritos no canal youtube é a qualidade do vídeo. Nao estou falando aqui que você tem que fazer vídeos cinematográficos, mas sim que é importante que o conteúdo seja de muita qualidade. 

Nesse momento você tem que parar e pensar ''meu conteúdo é bom?''. Tente se por no lugar de uma pessoa do seu público e imagine se ele gostaria de ser notificado sobre novos uploads. Se, por exemplo, você sobe somente vídeos de propagandas, não há como esperar que o número de inscritos aumentem pois não há um motivo para que haja a inscrição.

Mas se você sobe tutoriais com dicas úteis e interessantes, a coisa muda. Você estará ajudando, entregando valor, e essa atitude fará com que, automaticamente, os visitantes busquem o botão de inscrição para poder não perder você de vista.


Vantagens de ter um canal youtube numeroso e com público engajado 



Como mencionei o engajamento é mais importante que a quantidade. Mas o número de inscritos do canal youtube tende a acompanhar de perto proporcionalmente a qualidade dele, ou seja, muita qualidade significa muitos inscritos.

E algumas vantagens disso:

  • Mais compartilhamentos
  • Mais pessoas embedando os vídeos
  • Mais comentários
  • Mais tráfego
  • Mais vendas 
  • Mais cliques nos anúncios (caso monetize com o adsense)

Dicas para conseguir mais inscritos no canal youtube



Vou passar aqui algumas ações que você pode implementar para que atraia mais cadastros. São coisas que aplico em meus canais e posso lhe dizer que vai ajudar muito :


  • Valor - Já mencionei, mas é importante repetir. A pessoa tem que ter um motivo para pressionar o botão 'inscrever-se'.
  • Peça! - Você ficará impressionado como uma pequena chamada tipo ''inscreva-se em nosso canal para receber as atualizaçoes'' aumentará as inscrições. 
  • Trabalhe palavras-chave - Com o aumento de tráfego é quase certo que haja mais inscrições.
  • Adicione uma marca d'água - Repare que alguns vídeos exibem uma marca d'água bem no cantinho inferior direito. Ao passar o ponteiro nela aparece o botão inscrever-se e o número de inscritos.
  • Embed o vídeo no blog - Se você tem um blog pode colocar vídeos nos posts.
  • Miniaturas - Use miniaturas personalizadas. Uma boa impressão é importante.
  • Anotações - Você pode exibir na tela uma mensagem do tipo ''inscreva-se em nosso canal''.
  • Trailer - Um trailer bacana poder ser responsável por vários cadastros.
  • Frequência - Suba vídeos com mais frequência
  • Marca - Pense em um nome marcante para seu canal. Isso passa uma imagem de 'profissional'.
  • Botão de inscrição no blog - O youtube permite que você coloque o botão 'inscrever-se' em seu website. Talvez você já tenha visto algum blog com esse botão na barra lateral.
  • Banner ou mini apresentaçao - Na edição você pode adicionar, no final do vídeo, um banner com uma chamada para a inscrição ou até mesmo uma mini apresentaçao chamativa.
  • Responda os comentários - Isso mostra que você interage e tem consideraçao pelos visitantes.


Você pode ver que são muitos os pequenos detalhes, mas que somados fazem uma grande diferença no resultado final. Queria dicas de como conseguir mais inscritos no canal youtube? Ai está! Agora é por a mão na massa.


Até uma próxima!




danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares