Avatar: Sem o Público Alvo Definido seus Resultados nao Aparecerao

Defina seu Avatar pois sem um público alvo dificilmente terá sucesso




publico alvoCom certeza você já escutou a frase ''nem Jesus conseguiu agradar a todos'' e ela reflete bem oque vou tentar passar para você aqui neste texto. Quando começamos, temos a idéia de que se conseguirmos mostrar nosso trabalho para o maior número possível de pessoas ganharemos muito dinheiro pois não temos a minima idéia doque é avatar, publico alvo, persona...

Não faz muito tempo, estive fazendo alguns testes e em um primeiro momento coloquei uma página de captura na frente de algumas pessoas (centenas), sem me preocupar muito com o gosto delas e obtive um resultado de 3%, ou seja, a cada 100 pessoas que viam a página apenas 3 deixavam o e-mail.

Em um segundo teste, usando a mesma página, busquei um local diferente onde eu já imaginava que aquele assunto agradaria e obtive uma taxa de cadastro de 40%. Isso aconteceu porque oque continha naquela página de captura foi direto na dor das pessoas e elas se identificaram com oque viram ali, diferente do primeiro teste, onde aquele não era meu público alvo.


Mas .. oque é exatamente público alvo, avatar, persona... ?



Bom, essas três palavras praticamente querem dizer a mesma coisa e elas estão relacionadas a audiência, público, pessoas que você quer atingir.







Por exemplo, qual a idéia que você tem de uma sorveteria ? Provavelmente em sua cidade há sorveterias e vamos dizer que a primeira tenha muita variedade de sabores, um ambiente agradável, espaçoso com mesas, talvez musica e um atendimento bem bacana.

Agora ao lado há uma outra sorveteria que além de vender sorvete, também trabalha com cerveja, vende também material de limpeza, peixe, gás e não tem espaço por conta de tantas coisas que vende .. onde você iria se quisesse tomar sorvete ? 

Logicamente na primeira, e se você parar para analizar, quase ninguém compraria algo na segunda sorveteria, nem mesmo quem precisa comprar peixe, gás... pois o estabelecimento não seria capaz de oferecer uma experiência boa ao cliente, a começar pelo atendimento e ambiente.


Você pode trabalhar com diferentes públicos ... mas não no mesmo lugar !


A intenção aqui deste artigo é mostrar a você a importância de segmentar, a importância da comunicação, do relacionamento e da experiência que você oferece a um cliente ou possível cliente. Não é a mesma coisa, por exemplo, o modo que conversamos com uma criança e com um idoso. Um idoso se sentirá ofendido caso seja tratado como uma criança e a criança não entenderá nada se você falar de coisas complicadas com ela.

Se você já trabalha com e-mail marketing pode estar cometendo o erro de colocar vários públicos em uma mesma lista. Não caia na tentação de querer fazer as pessoas gostarem de algo, não tente fazer com que elas tenham o mesmo gosto que o seu.

Vamos dizer que você é uma pessoa fluente em inglês e gostaria de trabalhar com isso na internet. Mas você também tem um amplo conhecimento sobre saúde e planeja ganhar algum dinheiro com isso. Você pode trabalhar com os dois, mas não no mesmo ambiente, não na mesma lista, não no mesmo vídeo, não no mesmo blog, não no mesmo canal do youtube... porém, eu aconselho a pessoa começar apenas com um projeto pois este único já dará bastante trabalho. No futuro, quando o primeiro prato já estiver rodando sozinho, comece o outro.


Como saber as dores, as dúvidas, as necessidades do meu público alvo ?



pesquisando publico alvoPergunta para eles! Sério, uma forma bem simples é fazer uma pesquisa pois se você já tem uma lista basta enviar um e-mail perguntando de suas maiores dificuldades. O autoresponder que uso, por exemplo, permite que eu envie um formulário de pesquisa para a lista.

Uma outra forma é estar onde eles estão e interagir diretamente com eles. As redes sociais por exemplo são nossa maior aliada pois lá, nos grupos, é onde as pessoas colocam suas dúvidas em busca de ajuda e esse problema que ela tem provavelmente é também a dúvida de muitos outros.

É importante saber de suas dores para que você consiga se comunicar com eles de forma direta, com soluções para seus problemas. Você consegue fazer vídeos mais diretos, escrever textos mais uteis e mandar e-mails que elas querem receber.



Até a próxima!





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares