Técnica de Vendas: Usando a Escassez para o Cliente Comprar

A escassez é umas das técnicas de vendas mais usadas online




escassezJá reparou que em todos os vídeos de vendas é sempre falado que o vídeo não vai ficar muito tempo no ar ou que o produto ficará disponível para compra somente por um determinado tempo ? 

Você pode não perceber mas sua vida é cercada de escassez que o faz tomar uma ação. Como exemplo temos as grandes lojas que uma hora ou outra soltam uma ''promoçao maluca'' por um curto período de tempo ou a prefeitura da sua cidade que lhe manda um carne de IPTU no início do ano dizendo que se você pagar até dia X recebe tal desconto.

Essa técnica de vendas muitas vezes é adaptada a outras situação para conseguir prender nossa atenção o máximo de tempo possível, como é o caso de alguns apresentadores da televisão que antes de irem para um comercial dizem que se você trocar de canal vai perder algo incrível e que não terá a chance de ver novamente. Bom, no exemplo citado temos uma mistura muito bem feita de escassez com curiosidade.


O sentimento de perda alimenta a técnica de vendas escassez



Quem gosta de perder uma grande oportunidade ? Uma das coisas que o ser humano tem mais medo é de perder uma grande chance.

É por isso que os comerciais apelam com técnica de vendas usando frases do tipo ''essa é uma oportunidade única'' ou '' preços como esse você não verá denovo'' ou até mesmo ''se ligar nos próximos 10 minutos ganhará de brinde o super secador de gelo''. Oque muitos não notam é que antes dessas promoções a maioria dessas empresas sobem o preço, assim no dia das 'promoçoes' elas dizem que o preço XXX caiu para XX. 

Quando o cliente vê as palavras 50% de desconto até amanha seu cérebro bloqueia e tudo oque ele pensa é em não perder aquela oportunidade. Ao saber que pode pagar em suaves prestações ele fica muito mais convencido que é um excelente negócio pois estará, de inicio, se desfazendo de pouco dinheiro. 


Essa técnica de vendas é muito usada para vender cursos do Hotmart




técnicas de vendasHoje, nas páginas de vendas dos cursos se escuta muito coisas como ''se você comprar até a meia noite de hoje receberá de bônus o e-book X, o ebook Y, mais quatro feijões mágicos... Ok, temos ai uma junção de outra técnica que é a agregação de valor ao produto, que funciona muito bem por sinal.

Com a popularizaçao dos produtos digitais será necessário mesmo o uso de técnicas de vendas que o façam se diferenciar da multidão. A escassez não cai bem em determinadas situações, então a questão de agregar valor com e-books e consultorias é interessante.

Recentemente li um livro do Dr. Lair Ribeiro chamado 'Uma venda não ocorre por acaso' que trata muito bem de técnicas de venda e o recomendo fortemente a quem queira se aprofundar no assunto. Na verdade todos deveriam ler livros do tipo para entender melhor como somos persuadidos constantemente e nem percebemos.


Ao aplicar a escassez se ganha valiosa propaganda gratuita



A técnica da escassez serve para esquentar o mercado pois se você comprar algo que considera muito barato e acha que é uma grande oportunidade, vai avisar a seus amigos, parentes, familiares, papagaio... fará propaganda da loja ou produto gratuitamente e ainda se sentirá muito satisfeito consigo mesmo por isso.

Hoje a comunicação é muito rápida e barata então com um simples telefonema, torpedo ou e-mail se fala com amigos. A escassez se torna tao valiosa neste ponto porque as pessoas não estão escutando uma recomendação de um vendedor, do qual ela fica na defensiva, mas sim de um amigo próximo, parente, uma pessoa que ela confia e se sente na obrigação de aproveitar também a chance.

Essa técnica de vendas é uma arma muito poderosa então a use com cuidado e sabedoria!


Até a próxima!




danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares