Oque é Link Building e como Afeta Hoje a Posiçao do Blog no Google

Link building é uma técnica para ganhar posições no google





link buildingO google se utiliza de algumas métricas para classificar os sites e blogs nas pesquisas e uma das mais importantes está relacionada ao link building.

Portuguesando o termo chegamos a construção de links, que nada mais é do que conseguir que outros websites apontem para o nosso através de links. Essa técnica de SEO pode parecer simples a primeira vista mas nao é nada fácil ter sucesso com ela, visto que os links que realmente ajudam o seu blog são os vindos de websites de autoridade.


É claro que se sites menores o apontarem também ajudam, mas em uma proporção bem menor pois é necessário muitos links de sites pequenos para igualar um link vindo de uma site grande. No caso, vemos que o link building esta baseado em qualidade e não em quantidade.



Descobrindo se o link building ainda é importante para blog



Houve um tempo em que se era obrigatório correr atrás de links para que o blog conseguisse boas posiçoes no google. Eles ainda tem peso mais veremos que algumas coisas mudaram.



Nosso treinamento gratuito de Marketing digital   <---



Vamos ver abaixo mais detalhes importantes relacionados ao link building e descobrir se ele ainda tem futuro no marketing digital.



O link Building vem perdendo força com o passar do tempo



Ter sites apontando para o seu pesa muito a favor, mas comparado a um passado não tao distante é possível notar que esses apontamentos de links estão perdendo força e já não é um fator que está entre os principais para que um blog fique bem posicionado no google.

Um dos principais fatores hoje, e tende a ser mais predominante no futuro, é o engajamento do visitante com a página web visitada. Não se preocupe pois o link buiding não morreu e não vai morrer, apenas está perdendo espaço para algo que é realmente muito mais importante que é o visitante e oque ele acha da sua página.

Não sei se você já ouviu falar das atualizações do google como o panda, penguim ou beija-flor, mas é interessante notar que depois destas atualizações milhares de blogueiros reclamaram que perderam posições nas buscas. Isso aconteceu porque os blogs e sites que tinham as melhores taxas de interação do usuário pularam para frente e os que estavam ancorados em otimização e link building consequentemente perderam. 

Eu falo bem tranquilamente sobre isso porque lembro que na época fiquei bastante assustado quando vi meu tráfego triplicar enquanto a grande maioria relatava que estava perdendo tráfego. A questão da interação do usuário tem tanto peso que hoje consigo disputar as primeiras posições do google para palavras-chave de peso sem ter um link sequer apontando para meu artigo.





Conseguir links para seu blog ainda vale a pena




Apesar destas mudanças do google, não acredito que os links deixarão de ter peso algum dia. Eles sempre serão de grande valor se forem de blogs de mesmo nicho e especialmente se forem naturais, por exemplo, alguém citando seu artigo como fonte de pesquisa estará lhe prestando um enorme favor.

Como dito no começo, não é uma tarefa muito fácil conseguir que sites apontem para o seu mas caso você esteja pensando se vale a pena lhe digo que é valido sim. Um dos cuidados na hora de construir links é se preocupar em te-los em conteudo semelhante ao seu, caso contrário o efeito pode ser desastroso.

Não caia na tentação de comprar links ou de fazer spam em comentários. Procure produzir bom conteúdo que as pessoas irão querer compartilhar pois esse é o melhor modo de construir links para seu blog. Há algumas outras formas 'manuais' que você pode utilizar e vou as estar numerando abaixo.





Link building: 10 Formas de conseguir links para o seu blog



Primeiramente é importante deixar claro que oque mais pesa, hoje, é a interação do usuários com seu website, então se você esta pensando em construir links para ganhar posições no google mas não tem artigos que agradem ao visitante, pode não ser uma boa começar daqui. Talvez uma simples otimização nas palavras-chave do artigo ou colocar alguns links para outros posts do mesmo assunto já o faria melhorar muito.

Mas se você já otimizou oque tinha que otimizar vamos as formas de conseguir links:


  1. Produza bons artigos para seus visitantes o recomendem no futuro.
  2. Use links dentro dos artigos para que quando recomendado por inteiro, clonado ou não, aponte para outros posts.
  3. Faça vídeos do seus artigos e coloque-os no youtube inserindo o link do artigo na descrição.
  4. Use botoes sociais nos posts.
  5. Participe da comunidade e comente em outros blogs deixando o link na area especificada.
  6. Tenha uma fanpage de seu blog e sempre faça uma resenha de seu novo artigo lá.
  7. Procure parcerias com outros blogs do mesmo nicho.
  8. Procure blogs que aceitem guest post.
  9. Encontre conceituados diretórios de artigos.
  10. Insira links no seu perfil de redes sociais.





É isso por hoje! Muita sorte e sucesso com o link building!



Até!




danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares