Como Usar o Blogger Passo a passo: Tutorial Rápido de um Blogspot

Como funciona o Blogger: Principais funções do blogspot do google





bloggerApesar do que muitos falam da plataforma blogger ela é um excelente lugar para começar um blog. Este mesmo blog, o Trabalhador Digital, é um deles, tem um bonito visual, boa navegabilidade e está sempre brigando pelas primeiras posições nas pesquisas do google.

Vamos ver neste artigo então um rápido tutorial de como usar o blogger passo a passo, adiantando que ele é bastante simples então qualquer um pode começar a publicar posts. Funciona muito bem e dependendo do tipo de trabalho que irá fazer pode ser o mais recomendado.

Quero passar também pela questão da comparação com o wordpress onde muitos falam que não é possível fazer um trabalho profissional com um blogspot e pela parte onde falam que você pode perder seu blog a qualquer momento.


Porque muitos falam que não se deve fazer um blog no blogger



A triste verdade é que a maioria deles só estão pensando em vender hospedagem. Sim, para ter blog wordpress é necessário contratar um serviço de hospedagem e existem empresas do tipo que remuneram afiliados para indicarem esse serviço. Quando você assiste um vídeo de uma pessoa falando que o wordpress é o melhor e dizendo ''clique no link abaixo deste vídeo para contratar uma hosped...'' ele está de olho na comissão pela venda.

Não me entenda mal, não tenho nada contra quem trabalha recomendando hospedagem, até porque eu mesmo sou afiliado de uma dessas empresas e também não tenho nada contra o wordpress pois também tenho blog nele. É bom deixar claro que o wordpress pago é realmente superior a um blogger pois oferece milhares de plugins gratuitos que facilitam muito a sua vida. Ele tem também uma variedade imensa de layouts que possibilitam fazer um blog profissional bem rápido.
Oque é errado é ter pessoas diminuindo um excelente serviço de blog somente para lucrar com hospedagem pois não são todos os casos em que o wordpress é o mais recomendado. A principal coisa a se pensar antes de começar um blog é a questão do nicho, ok, provavelmente falei grego com você mas isso está relacionado ao público que você irá atingir. Imagina assim, seu publico se sentirá mais a vontade em um blog mais simples ou em um mais moderno.


Posso perder meu blog se usar o blogger ?



Uma outra coisa que costumam falar para que você 'compre hospedagem' é que quando você usa o blogger você não é dono dele e o google pode sumir com seu blog a qualquer momento. Mas qual blog ou site está livre de sumir a qualquer momento? Oque conta é a sua organização de fazer backups regularmente após cada postagem.

O google tem os servidores mais poderosos do mundo e prova disso é que nunca vi o Trabalhador Digital fora do ar em seus 8 anos de vida. A pessoa só corre o risco de perder seu trabalho, tanto no blogger ou wordpress, se não fazer backups.

Não é porque o blog não é seu que você não é dono do conteúdo e é importante entender que todos os artigos e vídeos produzidos por você são seus. Li um artigo recentemente de um famoso blog no blogspot que foi excluído, mas o dono do blog rapidamente enviou um pedido de reconsideraçao e o google  viu que era um engando e trouxe o blog ao ar novamente. Se você  presta um serviço as pessoas, como este blog, não tem porque perde-lo.

Como usar o Blogger passo a passo e entender como tudo funciona



Vamos então ao rápido vídeo tutorial mostrando as funcionalidades do blogger por dentro, adiantando que daqui a alguns dias sai uma explicação completa sobre o wordpress também.



Bom, ai está o material, espero que você consiga tirar o maior proveito possível da plataforma. Quero enfatizar que o wordpress é uma plataforma mais completa com mais possibilidades e se você pretende começar um projeto mais robusto provavelmente é a melhor escolha visto também que o preço mensal de uma hospedagem é bem barata.

Escolha sua plataforma baseado na sua necessidade e não caia na conversa dos que só estão preocupados em vender hospedagem. Esse foi nosso tutorial de como usar o blogger passo a passo. Espero que você tenha entendido como tudo funciona.
Até a próxima!




danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares