Casa Barulhenta? Como se Concentrar nos Afazeres Digitais ?

É complicado ser produtivo com muito barulho perto





como trabalhar com casa barulhentaQuem trabalha, por exemplo, produzindo artigos diariamente para seu blog tem que ter paz e silencio para desenvolver um bom trabalho. Mas você consegue esse tipo de paz na sua casa ? 

A concentraçao natural não é um dos meus fortes, confesso, e então imaginei que podem haver muitos outros com o mesmo tipo de problema que estou passando agora. Barulhos e distrações excessivas que pausam a toda hora o trabalho.

Há momentos que por mais que estejamos isolados os barulhos nos alcançam e as pessoas nos interrompem a todo momento. Isso eu consegui amenizar de uma forma bem simples que vou dividir aqui com você. 


Você diz: A melhor maneira é se isolar !



Se você tem uma família não muito agitada ou numerosa isso é viável mas com uma família numerosa que tem costume de estar sempre em contato um com o outro é complicado.  Se trancar no quarto e fazer de conta que o mundo lá fora não existe é uma tarefa que muitos não estão dispostos a fazer ou simplismente não é possível.

Se perceberem que você tem segredos ai mesmo que vão querer saber doque se trata. Então você decide conversar com eles sobre seu projeto, sua vontade de obter renda através de blogs e ao invés de incentivo você só recebe comentários desmotivadores: '' isso não funciona, internet só tem golpe''.

E quando os outros ficam te lembrando de cinco em cinco minutos que querem usar o PC também?! Ai mesmo que o trabalho não rende porque você já fica com a cabeça cheia de pensamentos. Tenta entao fazer o trabalho mais rápido, mas lógico, não fica legal porque você fez com pressa. 

E as crianças, como explicar para ela que você não pode ser interrompido? Pedir para o irmão ou para a mamãe que esta assistindo novela abaixar o volume funciona? Eles nem dão bola!


Seja um observador matemático: Calcule as horas que você tem a sós





Costumo adequar as minhas tarefas mais importante aos tempos que tenho a sós em casa. Deixo as que podem ser feitas com barulho e distração para as horas que o ''tumulto'' começa.

Coisas como publicação de artigos e leitura de livros não há como fazer sem concentraçao porque para mim são as partes mais importantes do trabalho com blogs. Mas existem outras que exigem silencio como a produção de um vídeo por exemplo. 

Existem sempre períodos onde a casa é só sua, ou ao menos há menos pessoas e o barulho some. Esses momentos sao preciosos e não podem ser desperdiçados. Para a tarefa de publicação de artigos você pode ainda recorrer a uma Lan House. Elas costumam ser silenciosas e tem o acesso/hora bem em conta.

Essa outra alternativa pode não agradar a muitos mas acordar bem mais cedo pode ser uma boa. Todos estarão dormindo e seu caminho estará livre. Porque não ficar até mais tarde ? Não recomendo fazer isso porque sua mente já estará cansada e a produção pode não ser boa, então prefira dormir mais cedo e levantar bem antes de todos.




A sua salvação esta no ''fone de ouvido tipo Galvão Bueno''




trabalhar ouvindo musicaComo tenho muito trabalho a fazer e preciso de muito tempo bem concentrado, precisei achar uma solução para me manter concentrado. A solução foi trabalhar com um fone de ouvido daqueles grandões que tem duas 'bolotas' que cobrem todo o ouvido.

Não é fácil também trabalhar escutando musicas, na verdade não é fácil trabalhar com uma musica qualquer pois tem umas que com certeza ajudam muito. Sons de chuva ou musicas para ler são ótimas e são o meu grande segredo.

Neste exato momento eu estou escutando estes dois vídeos do youtube:

  1. www.youtube.com/watch?v=a0VZInCsdEw   <--- (som de chuva)
  2. www.youtube.com/watch?v=U2kYFpPwiGc   <--- (musica relaxante)


Sim, os dois juntos! Consigo trabalhar sem nenhum problema escutando esses sons. Existem várias outras opções e você pode testar, basta abrir um desses vídeos e verá que na lateral aparecerão muitas opções do gênero.

Tente a combinação ''Fone de ouvido Galvão Bueno'' e musicas suaves para minimizar os efeitos negativos da sua casa barulhenta. Uma outra grande vantagem disso é que ao te verem com estes fones gigantes não te atrapalharão, se o fizerem, finja que não está escutando e eles pensarão duas vezes antes de te chamar uma próxima vez, exceto as crianças, elas nao desistem fácil!


Até a próxima!





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares