Formulário Pop up: Incomoda os visitantes do blog, devo colocar?

Resultados positivos ou negativos em um blog com Formulário Popup?





formulário popup para blogQuem trabalha com e-mail marketing sabe que os pop-ups tem uma taxa de conversão muito maior que os formulários fixos. Apesar dessa diferença expressiva muitos não o usam porque entendem que esse tipo de 'artificio' incomoda  a seus visitantes e leitores.

Para quem não esta entendendo, pop-ups são formulários que surgem na frente do blog visitado ofertando coisas como e-books, treinamentos, cursos, pedindo curtidas para redes sociais... 


O objetivo aqui deste artigo é tratar a questão do incomodo que os popups podem ser para os visitantes e a questão dos benefícios e malefícios para o blog. 


Popup que abrem outra janela ao tentar fechar



Um dos grandes motivos que fazem os pop ups serem mal vistos por alguns é que existem pessoas que o usam de má forma, fazendo com que o clique do visitante faça abrir outra janela ao tentar fechar o formulário clicando no X ou fechar.

Esse tipo de coisa é realmente bastante chata, mas felizmente no blogs do nicho internet marketing essa prática não é muito comum.  Nunca usei esse tipo de artificio, e nem vou, e tenho certeza que o blog que o usa perde muita credibilidade. 

Vemos também uma grande quantidade de blogs o usando para pedir likes e para tentar vender cursos. Eu já não acho isso uma boa prática e recomendo que seja pensado uma outra estratégia de venda ou engajamento, porque isso não é oque o visitante esta procurando.

Modo correto de se trabalhar com formulários pop up em blogs



Se você esta lendo este artigo em meu blog reparou que uso um popover, que na verdade é idêntico a um popup. Reparou que ofereço um treinamento gratuito aos meus visitantes.

Ao meu ver, existem certas 'regras' para se trabalhar com popups e elas devem sempre pensar primeiramente no visitante. Quando você faz isso, esta contribuindo tanto para seu blog quanto para a satisfação do leitor.


Uso correto do popup:

  1. Oferecer um e-book gratuito
  2. Oferecer um curso ou treinamento gratuito
  3. Oferecer as atualizações do blog no e-mail
  4. Aparecer com 10 segundos ou menos para não interromper a leitura


Uso errado do popup:
  1. Pedir curtidas e para ser seguido
  2. Abrir outra janela ao tentar fechar
  3. Aparecer um ou mais popups quando o leitor já começou a leitura


Esse uso errado com pop-up, geralmente traz consequencias muito ruins como: Alta taxa de rejeição e consequentemente rankeamento ruim no google. A grande sacada do trabalho em casa pela internet através de um blog é procurar descobrir seu público alvo e entregar oque ele quer, informação.


Alta taxa de captura de e-mails com pop up




capturar mais e-mailFalando em oque o visitante quer, sabemos que ele procura informação, então apartir disso conseguimos ver que tudo se trata de dar para receber. 

Ao entrar em seu blog e ver um popup com um treinamento ou e-book gratuito relacionado a oque ele procura, as chances de conseguir seu e-mail é muito grande. Isso de maneira nenhuma o causa algum tipo de revolta com o site porque esta claro que você esta entregando valor e não propaganda.

Este mesmo formulário pode ficar fixo na lateral do blog ou no fim de um artigo, mas não tem os mesmos resultados já que não há um ''stop'' no visitante e normalmente passa despercebido. Esse artigo mostra minha opinião sobre o uso do formulário pop up em blogs. Me deixe saber nos comentários oque você pensa!



Gostou do artigo?





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares