Fazer os Visitantes Retornarem ao seu Blog: Como Fidelizar

Fidelizar leitores não é uma tarefa das mais simples




como fidelizar os visitantesApesar deste ser um dos grandes segredos do trabalho com blogs não podemos dizer que seja uma tarefa de fácil realização. Entender a mente humana é onde começa o nosso desafio. Para inicio, pergunte a si mesmo: se eu fosse o leitor, enxergaria valor no meu blog? 

Se destacar nesta imensidão de websites existentes é complicado, mesmo não trabalhando com um nicho tao popular. Quando pensamos em fidelizar leitores pensamos logo em grandes artigos, sites bonitos, boa navegabilidade...


Essas coisas são realmente importantes mas há outras que tem um peso maior e vamos as ver nesse artigo.




Você tem um nicho bem definido? Exibe muita propaganda?



O google tem uma métrica muito importante que se chama taxa de rejeição. Essa taxa costuma ser maior em blogs que não tem um nicho definido. Outra coisa que costuma não agradar aos visitantes são propagandas em excesso.

Em ambos os casos, o blog costuma ter um rendimento limitado. Menos pessoas recomendam seus artigos, menos pessoas tem seu blog como útil, menos pessoas se cadastram em sua lista, menos pessoas clicam em seus links...

Resumindo: Menos a sua marca cresce.


Você publica artigos de valor regularmente ? Tem um bom domínio?



Eu sei, publicar artigos regularmente não é nada fácil também, ainda mais artigos de qualidade. Mas no final das contas oque conta mesmo é qualidade é quem oferece mais ganha mais. 

Ao ler um artigo muito interessante em seu blog o visitante pode não se interessar em entrar em sua lista, mas após alguns artigos bons encontrados no google ele com certeza reconhecerá seu blog como de qualidade e não esquecerá mais da sua ''logo''. Um bom domínio então se faz necessário.

Essa também é uma grande arma. Ter um domínio que seja marcante, que seja lembrado o ajudará muito a conquistar seu espaço na mente das pessoas. Se o título do blog for igual ao domínio, melhor ainda.




Identifique em que zona o seu blog esta: olho na taxa de rejeição



Oque seria então o inverso de taxa de rejeição? A aceitação, o envolvimento do visitante com seus textos. Mas oque é ainda melhor que isso é o retorno constante do visitante. 

É importante que você use o google analytics e identifique em que zona o seu blog está:

    taxa de rejeiçao
  1. Alta taxa de rejeição
  2. Aceitação e envolvimento
  3. Retorno constante de visitante

Provavelmente não é o de retorno constante, ou você não estaria lendo este artigo. Como uma alta taxa de rejeição é interessante que você reveja tudo oque esta sendo feito, desde a estrutura de seus artigos ao layout do blog, faça testes.

Com um bom envolvimento e aceitação você deve ajudar o seu visitante a te ajudar. Coloque botoes de redes sociais(somente dos principais), tenha formulários pelo blog para capturar e-mails(mas ofereça algo), faça vídeos dos artigos e o convide para interagir com um gostei, faça um grupo no facebook e o convide. Isso fixará sua 'logomarca' na mente deles.


O autoresponder é o melhor amigo de seu blog



Por muito tempo o feedburner foi um grande aliado dos blogueiros mas essa ferramenta vem perdendo força devido a popularizaçao dos autoresponders. Ele, para quem não sabe, envia os novos artigos do blog para o e-mail da pessoa que se inscreveu fazendo com que muitos retornem ao blog sempre que algo novo é publicado.

O trabalho com blogs não dá resultados, ou dificilmente dá, sem que haja esse retorno dos visitantes. É muito difícil trabalhar com apenas novos visitantes pois eles não o conhecem ainda e não terão confiança de comprar ou se inscrever em algo que você recomenda.

Por isso, após fazer uma boa varredura em seu blog e ter certeza que você esta entregando valor aos visitantes, contrate um autoresponder profissional e comece a trabalhar a fidelização deles com essa poderosa ferramenta.




É isso por hoje. Até!





danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares