Tarefas Básicas para Voce tocar seu Trabalho Digital com Blog

Sem saber oque fazer para tocar o blog pra frente?





tarefas para trabalhar com blogsTenho reparado que grande parte das pessoas que começam um blog o abandonam precocemente. O trabalho com blogs é complicado devido a não haver uma definição dos passos a ser dados e isso deixa o iniciante muito confuso.

Imagina, você começa seu blog no wordpress ou no blogger, posta um artigo e... e agora? Oque eu faço?


É exatamente isso que faz com que muitos larguem o projeto. É importante que o blog seja visto como parte de um projeto e não que ele seja o projeto. Existem algumas outras ações tao importantes quanto a publicação de artigos e é isso que veremos neste post. 


Faça vídeos para seus artigos ! Use o youtube a seu favor ! 



O youtube é um excelente parceiro dos blogueiros. O conteúdo em vídeo é muito relevante e tende a ser mais valorizado daqui pra frente. Uma boa acao é você produzir vídeos para completar seus artigos. Porque completar?

Simples, tem pessoas que não gostam de ler e preferem videos, então é interessante que você após produzir o seu artigo faça um vídeo explicando os principais tópicos abordados. Esses mesmos vídeos, você pode te-los no youtube também para que estes tragam mais visitantes ao seu blog.

A parte da monetização dos vídeos é bem interessante também pois pode se tornar uma excelente renda através do adsense para vídeos.

Acerte as followups do autoresponder! Seus leitores precisam de conteúdo!



É super importante que você use um autoresponder e comece a construir sua lista. Só que não basta somente cadastrar pessoas e não interagir com elas. 

A parte mais importante fica por conta do relacionamento através de mensagens que serão de alguma forma úteis a elas. Uma tática bem interessante é você mandar essas pessoas para artigos interessantes do seu blog que contém dicas.

Novamente em seu blog, elas poderão comprar algum produto que você promove ou se cadastrar em alguma oportunidade que você recomenda. Para que isso funcione corretamente você precisa ter bons artigos e diversas followups(mensagens), pois quanto mais elas retornam ao seu blog maior é a chance de conversão.

Para o iniciante pode não ser vantagem pagar por um serviço de autoresponder já que ele ainda está construindo tráfego, por isso, recomendo o uso deste autoresponder que é gratuito até 500 contatos.


Redes sociais: Vá até onde o seu publico alvo está !




redes sociaisOutra ação bem interessante é pesquisar e estar em contato com seu publico alvo nas redes sociais. Os grupos estão em alta e tem muita gente tirando muito proveito disso.

Umas das grandes utilidades que vejo é na parte de pesquisa. Nos grupos do facebook, por exemplo, somos capazes de estar em contato direto com pessoas que podem se tornar clientes, parceiros ou simplesmente nos dar uma idéia de quais são as maiores duvidas deles.

Dependendo do tamanho da sua lista e do nível de envolvimento que você esta com eles, você pode começar o seu próprio grupo.


Vá adquirir conhecimento ! Essa tarefa deve ser diária 



Essa é sem dúvidas umas das coisas mais importantes que você pode e deve fazer. Como você vai produzir bom conteúdo sem conhecimento ?

Hoje em dia esta muito bom para aprender. Todos os top webmarketers tem vídeos no youtube e eles são verdadeiras fontes de conhecimento. Sim, existem ocasiões onde você não encontrará nada novo mas sempre há conteúdo novo e interessante saindo todo dia na net.

Outra grande fonte de conhecimento são os livros. 


Procure idéias para futuros artigos! Crie um depósito !

Essa é uma das minhas favoritas. Confesso que tinha muita dificuldade para ter idéias para artigos e vejo que isso não afetou só a mim, mas afeta a quase todo mundo.

Uma das melhores soluções que achei foi a observação de grupos do facebook. As dúvidas que as pessoas tinham me faziam pensar em um post. Hoje as idéias são mais naturais, as vezes, apenas escutando uma palavra vem uma idéia.

A grande sacada esta em você anotar essa idéia para não esquecer. Sempre digo que uma das minhas principais ferramentas é o meu bloquinho de papel pois nele eu já criei um verdadeiro depósito de futuros artigos. Seja vendo um vídeo no youtube, lendo um artigo, no facebook... anote sempre suas idéias. (gosto de anotar um possível título de artigo)


Vá conseguir links apontando para o seu blog




sites apontando para o seuUma tática muito usada no passado para conseguir links apontando para o seu blog era o de fazer comentários em outros blogs e deixar o endereço do blog na caixa site.

Com o passar do tempo vieram novas técnicas como o Guest post.

O negócio é que isso é muito importante para que seu blog se posicione bem nas pesquisas do google. Ok, os backlinks perderam um pouco de peso com as atualizações do google mas ainda são importantes, especialmente os que vem de artigos que relacionados com o seu.

Acompanhe os top blogs do seu nicho. Cadastre-se em suas listas!



Esteja certo de uma coisa. Quando você estiver lá em cima, os blogueiros do seu nicho o visitarão frequentemente para saber de suas táticas. Isso é exatamente oque você deve fazer agora.

Ao visitar seus blogs procure saber da forma que eles usam para monetizar seus trabalhos. Repare em suas técnicas de persuasão, quais são suas deficiências ... enfim, aprenda com seus erros e acertos. Aprender sozinho não dá! Você não tem tempo pra isso.


Cuide do visual e da navegabilidade do seu blog



A primeira impressão que o visitante tem pode faze-lo sair do blog clicando no botão vermelho ou pode fazer com que ele se cadastre em sua lista.

O visual é o tipo de coisa que você tem que valorizar muito pois o blog deve passar confiança a primeira vista. Tente ao máximo encontrar um visual que se encaixe com perfeição ao seu publico alvo, mas cuidado, nem sempre um visual super profissional agrada mais.

A navegabilidade pode ser comparada a uma estrada que corta seu blog. O visitante deve ter facilidade em encontrar conteúdos. Uma caixa de pesquisa e posts relacionados no fim dos artigos ajudam muito.



Enfim...



São tarefas bem simples que fazem muita diferença ao longo do tempo. O trabalho com blog não é difícil mas ele deve ser feito encorporando outras atividades que potencializam os resultados.

Espero que o artigo tenha sido útil. (me deixe saber com um comentário!!!)


Até!




danilo soares trabalhador digital




 
Trabalhador Digital © 2016 - Danilo Soares